Frequentemente recebemos pessoas com queixas de gengiva sangrando ao escovar os dentes e ao passar o fio dental. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que esses problemas, que parecem ser inofensivos, podem causar mau hálito e até perda dentária!
Gengiva sangrando é gengivite?
Quando a gengiva está sangrando durante a escovação ou o uso do fio dental provavelmente é em função de uma inflamação gengival, chamada de Gengivite. Este sangramento é uma resposta ao acúmulo de placa bacteriana que ficou em algum lugarzinho difícil de limpar. Além de gengiva sangrando, a gengivite pode causar dor, vermelhidão e inchaço.
Uma das causas mais comuns para o problema é a falta de higiene bucal. Escovar os dentes tem que ser um momento do seu dia de tranquilidade. Faça com calma. Esse é um momento importante para cuidar da sua saúde bucal. Muitas pessoas também acham que escovar os dentes com força ajuda. No entanto, o mais importante é como se escova e não a força que se aplica. Além disso, é claro, não podemos esquecer de finalizar a higienização com o uso do fio dental.
Assim, se essa gengivite não for tratada, o problema pode evoluir para um estágio mais grave, a periodontite.
O que é Periodontite e como saber se tenho?
Em alguns casos, a gengivite pode evoluir para uma doença chamada de periodontite, na qual existe uma destruição do suporte dos dentes. Isto pode levar à mobilidade ou até perda dos dentes.
Essa vilã normalmente surge por conta do acúmulo de tártaro causado por uma higiene bucal incorreta e da ausência nas visitas ao dentista. A gengiva fica inflamada e a progressão da inflamação gera a perda óssea, o que leva a mobilidade, ou o famoso “dente frouxo”. Além disso, o dente pode mudar de posição ou até mesmo cair!
No entanto, é difícil perceber a periodontite, porque é uma doença silenciosa. Porém, alguns sinais como o sangramento na gengiva e retração gengival são frequentemente notados. Do mesmo modo, o mau hálito também é uma consequência dessa doença.
Como prevenir e tratar a Gengivite?
Em primeiro lugar, os hábitos caseiros são os melhores aliados na prevenção da gengivite. O uso de fio dental, pasta de dente, escova de dente e enxaguante bucal são as principais medidas que devem estar na sua rotina diária. Vale ressaltar que o fio dental deve ser sempre passado ao redor da base de todos os dentes, movimentando o fio de um lado para o outro, após a escovação.
Acima de tudo, a união entre as orientações e procedimentos do dentista e os cuidados do paciente é o tratamento ideal para esse problema. Na consulta com o dentista ele pode avaliar a necessidade de uma limpeza com remoção de tártaro e até uma orientação personalizada da higiene bucal.
Por último e mais importante: fique sempre atento aos sinais que seu corpo está dando! A perda dentária além de afetar sua autoestima prejudica sua saúde também.
Pingback: Dor de dente: o que fazer? - Mega Prime Odontologia Integrada
Pingback: Bruxismo: o que é? - Mega Prime Odontologia Integrada
Pingback: Cárie: causa, sintomas e tratamento. - Mega Prime Odontologia Integrada
Pingback: Aparelho Ortodôntico: os diferentes tipos. - Mega Prime Odontologia Integrada